domingo, 8 de janeiro de 2023

Pelos "Estirões" de Benedito de Lima



Título: Estirões Retos e Gancheados
Autor: Benedito de Lima e Silva Filho
Sieart - Produção independente
247 páginas
Ano: 2022.

A a obra 'Estirões Reto e Gancheados" de Benedito de Lima e Silva Filho foi uma das melhores leitura que tive nos últimos meses, pois a obra apresenta uma riqueza descritiva impressionante. O autor nos blinda com uma prosa recheada de informações, ora pode ser fictícia, ora pode ser real. O que tem de realidade na obra ficcional do autor? É um trabalho que foge a qualquer nomenclatura, se é um texto autobiográfico se é um romance convencional... O autor também brinca com a temporalidade do texto, ora ele é criança, ora é adulto, noutra é adolescente e esse "brincar" na cronologia temporal dá uma particularidade ao texto do autor.

Para o prefaciador, o escritor e poeta Valdir Ferreira Lima, "...a narrativa começa em muitos lugares, sendo interrompida, para continuar lá na frente, como se fossem afluentes, circuitos gancheados se juntando ao Parnaíba, o rio memorável que dá nome a cidade onde mora o autor"

Benedito de Lima nos leva a revisitar uma Parnaíba antiga, um Bairro São José com suas vielas e barros, com sua gente e personagens reais vou não. Na orelha da obra O autor se definiu

"Sou da Vala sou da Quarenta
Sou do São José 
Sou da Santa casa que mija em mim
Sou do porto de todas as barcas 
De amores sem fim 
Sou dos Tucuns 
Do cabarés da Brasília
Com casa simples e porcas
De mulheres feias e tristes
Que viviam bêbadas...
(...)"

De fato um trabalho diferente porque mistura realidade e ficção, autobiografia e romance, causo, história.... Por vez ficamos a questionar Será que é o Bené (carinhosamente chamado pelos conhecidos) ou é um personagem. E agora quem está falando? O certo é que a gente acaba embarcando nessa aventura atemporal de ir e vir nesses Estirões Retos e gancheados de Bené. 

SILVA, Marcello. 2023.








0 comentários:

Postar um comentário