sábado, 7 de janeiro de 2023

Cálida Timidez de Flávia Valois



Título: Cálida Timidez: quando uma pessoa introvertida grita no papel.
Autora: Flávia Valois
Editora: Arcadia
182 página
Ano: 2022

Esta obra é deliciosa de se degustar, uma prosa, às vezes tão poética e outra tão descritiva e humanamente voraz. São crônicas? são contos? são poemas? o que importa agora se o principal objetivo se atinge quando o leitor se sente parte do texto, se identificando nas linhas.

O livro se divide em três partes (1° - das impressões; 2° - das expressões; 3° - das (in)certezas ) e traz temáticas universais, no entanto, adaptada ao jeito peculiar de escrever da autora (parece que ela coloca o coração na caneta) que transborda em linhas e entrelinhas

Para prefaciadora Célia Santos "...um eu questionador tece obra. Um eu que reflete a respeito de tudo que o cerca". Já para Sara Lima, leitora Beta, "Cálida timidez tem tanto de Flávia e de poesia que como leitora me perco onde um começa e a outra termina"


Cecília, Aurora, Laura, Nina, Beatriz, Maia, etc. algumas personagens femininas ganham vozes e grita no papel, seria a própria autora? no texto "Feéricos perdidos do século XXI" a autora escreve "cada conto, crônica, poema e romance possui um sentido único. Mesmo misturados ao que somos, como personalidade, gostos e sonhos, as letras acabam adquirindo uma marca e identidade bem própria"

Como poeta fiquei extasiado (admirado) com o texto "feéricos e incompreendidos" pois se trata de um poema certeiro que penetra a alma da gente, além da poética há algo de filosófico no texto "em nós, estão os arames farpados do cotidiano / como desviar?"

Por fim, são textos que merecem inúmeras revisitações e em cada um delas se revela uma cálida timidez que grita no papel: lágrimas, sangue e esperança.

SILVA, Marcello. 2023

0 comentários:

Postar um comentário