domingo, 16 de setembro de 2018

Veja como foi o lançamento do livro Homo Cactus em Chaval/CE


O dia 25 de agosto, parecia um sábado normal na rotina da nossa cidade, porém não foi. Mar. Vento. Poesia. Foi a combinação perfeita para o lançamento do livro Homo Cactus, do chavalense Marcello Silva

No final da tarde, junto ao por do sol, na barraca Gamboas, localizada no Porto do Mosquito, universitários, adolescentes, crianças, idosos e moradores das cidades circunvizinhas se reuniram para um bate-papo literário sobre as tramas que Marcello desenvolveu em seu livro de contos.

O bate-papo foi mediado pelo escritor parnaibano Pádua Marques, membro da Academia Parnaibana de Letras. Também marcaram presença os escritores Alexandre César, Carvalho Filho e Antonio José Sales.




Segundo o escritor pernambucano Marcelino Freire, o poeta deve conseguir vestir as palavras que escreve, o escrito Marcello Silva em seu livro Homo Cactus além de nos vestir de muitas memórias, nos levou ao encontro da nossa cultura. Isso foi demostrado através da apresentação teatral do grupo Cearensês, formado por alunas do ensino fundamental da Escola Epitácio Brito, que dramatizou um dos contos presente no livro, que narra a história de uma benzedeira.


Durante o bate-papo, o autor nos contou sobre seu processo criativo e a escolha do título da obra. Segundo Marcello, Homo Cactus representa a força, a resistência do povo nordestino, que mesmo diante de toda dificuldade, consegue criar poesia. Cada conto presente no livro, traz a vivencia do autor quando criança, são estórias ouvidas no alpendre de casa, muitas delas narradas pelos avós.

Rasga mortalha, imburana, benzedeira, lobisomem, pau-d’arco, curral, casa de taipa. Cada palavra nos leva ao imaginário popular cearense; cada palavra nos leva para dentro do sertão cantado por Luiz Gonzaga e versado por Patativa; cada palavra reafirma a força cultural do sertanejo, que R.E.S.I.S.T.E  como um Homo cactus.




Escrito por Neycikele Sotero
Fotos: Olhares Fotografia

0 comentários:

Postar um comentário