terça-feira, 25 de agosto de 2020

Estátua de metal de Torquato Neto é inaugurada em Teresina/PI

Foto: Semdec
Um par de longas asas de metal, como asas de avião, agora decora a paisagem do Parque da Cidadania, no Centro de Teresina. A estátua “Anjo Torto”, criação do artista plástico Braga Tepi, foi instalada no parque durante a última semana. A obra, um anjo de metal com 8,5 metros de envergadura e 1,80 metro de altura, foi construída em ferro, aço, bronze, alumínio e cobre.

O escultor foi inspirado pelo famoso poema “Lets Play That”, de Torquato Neto. “Ele tem essas asas enormes, as asas de avião como diz no poema. Quis que ele trouxesse esse ar de anjo caído, já que o Torquato tinha esse aspecto da rebeldia”, comentou o escultor.

O trabalho, interrompido pela pandemia, foi concluído em cerca de 2 meses e meio de trabalho de Braga Tepi. Com mais de 20 anos de carreira com esculturas, o ex-mecânico falou com o G1 da alegria que é ter uma de suas obras em um ponto tão querido pelos teresinenses.

“Eu já tenho várias obras em outros lugares do Brasil, como Brasília, Rio de Janeiro, e não tinha nada em Teresina. Pra gente, que mora aqui, que produz aqui, ter uma obra no parque é uma felicidade grande”, disse.

A obra foi instalada entre os gramados do Parque da Cidadania, lugar que, para o artista, abriga bem a ideia da peça.
Foto: Braga Tepi/ Redes sociais

“Acho que encaixou legal no parque. É um lugar que as pessoas vão para respirar, tomar um ar, ficar perto da natureza. E parece que o anjo também foi fazer uma visita ao parque”.

O escultor Braga Tepi tem mais de vinte anos de profissão. Ele começou a trabalhar como mecânico de automóveis, quando tinha 18 anos. Logo a criatividade foi impondo o trabalho artístico sobre o técnico, e o rapaz passou a aproveitar restos de peças de carros para fazer esculturas

“Comecei fazendo algumas peças para decorar minha casa. Com o passar dos anos as peças foram aumentando, até se tornarem minha atividade principal”, contou o artista.

Hoje, Braga tem um ateliê em Teresina e uma vasta experiência em exposições em galerias por todo o Brasil e em outros países. “O mercado hoje em dia, para nós, é o mundo. Com a internet a gente pode estar em contato com galerias de todos os lugares. O segredo é não parar de produzir”.

Leia o poema de Torquato Neto que inspirou a obra:

Lets Play That – Torquato Neto

quando eu nasci
um anjo louco muito louco
veio ler a minha mão
não era um anjo barroco
era um anjo muito louco, torto
com asas de avião

eis que esse anjo me disse
apertando minha mão
com um sorriso entre dentes
vai bicho desafinar
o coro dos contentes
vai bicho desafinar
o coro dos contentes

let's play that


Fonte: G1/PI

2 comentários:

  1. Muito linda esta estátua. Falar de Torquato é sempre nostálgico, mas tão encantador. A Academia de Letras de Teresina- ALT acertou quando o colocou como patrono. Parabéns, pela reportagem.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Wilson. Linda estátua. Homenagem merecida a Torquato que é um dos maiores artistas do Piaui e do Brasil. Abraços!

    ResponderExcluir