terça-feira, 18 de julho de 2017

Autor Marcello Silva participará da Coletânea Poética "VERSANIA"


Vem aí, Versania! Um livro escrito a 24 mãos. A obra é organizada pelo professor Claucio Ciarlini editor do Jornal O Piaguí Culturalista de Parnaíba/PI. Este ano O Piaguí completa dez anos de circulação e a Coletânea faz parte das comemorações deste feito. Dentre os poetas, tem a presença do escritor chavalense Marcello Silva autor do livro O Pescador lançado em 2015. Além de Marcello Silva, o livro também terá as poesias de: Alciomar Neto, Alexandre César, Carlos Pontes, Carvalho Filho, Daltro Paiva, Emanuel Carvalho, Fernandez Rocha, Fernando, Filipe Cavalcante, Jailson Jr. Jaqueline Silva, Jefferson Portugal, Joyce Cleide, Junior Gualberto, Leonardo Rodrigues, Luana Silva, Morgana Sales, Gustavo Rosal, Rafael Oliveira, Sousa Filho, Tiago Fontenele e Zilmar. Diagramação de Fábio Bezerra e organização de Claucio Cialini.

No editorial da edição 117 do O Piagui do mês de julho o editor Claucio apresentou a obra "Versania" aos leitores. Confira na íntegra:

"Outubro de 2008! O Piaguí estava às portas de seu primeiro aniversário, quando este humilde editor que aqui vos tecla teve a ideia de lançar uma coletânea de poesias que aproveitasse os escritores revelados desde a primeira edição deste impresso cultural. Doze até aquele momento.

E o pensamento não se limitava apenas a uma obra poética, mas se trataria de uma série bianual de livros em que cada volume, uma escolha textual seria privilegiada: poesia, crônica, conto, artigo... Na ocasião, cheguei a compartilhar com meu primo e companheiro de edição e lutas em prol da cultura Daniel C. B. Ciarlini e com o amigo e diagramador Fabio Bezerra. Porém algumas escolhas, percalços e impossibilidades financeiras foram adiando este sonho. E com o passar do tempo, o projeto foi guardado na gaveta, enquanto a vida seguiu, como sempre ela faz, enquanto se tenta acompanha-la. Porém o sonho... Esse, nunca deixou de me perturbar.

Os anos foram passando, e vários outros sensíveis foram emergindo ou ganhando espaço, fosse no quadro Estreando, ou no Novíssimos Poetas e até mesmo no quadro poeta pelo poeta.

E eis que em meados do ano passado, depois de retornar para edição do jornal, aquele antigo desejo, que por quase uma década sussurrava em minha mente, começou a gritar mais alto e em insistente som, me alertando, me pressionando a dizer que já passava da hora de finalmente pôr em prática essa empreitada, e devido a isso fui atrás de vários poetas que participaram destas modestas páginas e o resultado é uma obra plural e inundada de sentimentos, que está em sua reta final de construção, e que você, estimado leitor, poderá ter mãos muito em breve. Versania, título sugerido por Fernando de Oliveira (um dos componentes deste grupo versaniano) e democraticamente escolhido pela maioria, é fruto de um sonho, que só se tornou possível através da união de 24 almas, reforçando a velha, porém jamais esquecida, máxima de Raul: 'Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só... Mas sonho que se sonha junto é realidade'."

Claucio Ciarlini

0 comentários:

Postar um comentário