quinta-feira, 29 de junho de 2017

Entrevista do Autor Marcello Silva ao 4º FLAL (Festival de Literatura e Artes Literária)

1 - Luana Karoliny - Você sente mais emoção ao escrever qual gênero?

Marcello Silva – Gosto de todos. A Poesia é o que mais causa emoção. O Conto e a Crônica também me causa arrepios na alma..rs 

2 - Fer Lima - Você escreve para vender ou para satisfazer seus desejos de autor?

Marcello – A princípio, para revelar o belo, transmitir ideias, opiniões e emoções. Escrevo para eternizar instantes. Com o tempo aprendemos a identificar os anseios do público leitor e passamos a produzir para vender também.

3 - FLAL Festival de Literatura e Artes Literárias - Para você, por que é tão difícil publicar e divulgar seu trabalho? O que deve ser feito para mudar a maneira de agir das editoras com os escritores?

Marcello – No Brasil é muito complicado, desde o pouco interesse do brasileiro por livros até a forma mercantil que as editoras atuam. Enfim é bem complexo. As editoras teriam que ver o escritor com mais atenção. O escritor é muito mais que uma simples mercadoria.

4 - Vivy Keury - Como consegue compartilhar o tempo escasso que tem no dia-a-dia, entre as tarefas pessoais e a escrita?

Marcello – É bem complicado. Trabalho em horário comercial em um escritório de contabilidade e tenho ainda a faculdade. Escrever virou um válvula de escape(rsrs) sempre dou um jeito de escrever algo entre as horas...

5 - Armando Muniz Filho - As editoras prezam o nível cultural para melhoria do intelecto ou apenas uma forma de comercio? 

Marcello – Muitas delas estão visando só o lucro e estão esquecendo o “nível cultural”. Mas há exceção, felizmente.

6 - Natali Felix - Como você organiza seu processo criativo: decide o que vai ser escrito e por onde começar e quais serão as fases?

Marcello – Quando surge uma idéia de um texto, eu escrevo logo a idéia geral. Depois vou acrescentando conteúdo. Reescrevo. Reescrevo. 

7 - FLAL Festival de Literatura e Artes Literárias - Quais suas metas daqui para frente? Alguma outra história em andamento?

Marcello – Depois que publiquei meu livro O Pescador (Poesia) estou trabalhando em meu primeiro livro de Contos com enfoque regional. Pretendo publicar em breve este livro sobre contos.

8 - Paula Lessa - O que uma crítica significa para o seu trabalho?

Marcello – Tudo. Se construtiva, eu analiso até certo ponto. Se negativa, extraio o lado bom e ignoro o restante. É de suma importância ouvir o leitor e identificar nossos erros e aprimorar nossa arte.

9 - Armando Muniz Filho - Sua poesia (literatura) aborda temas nacionais, culturais, raciais, e grita pela desigualdade, ou apenas segue passivo sem se intrometer nestes assuntos?

Marcello – Aborda diversos temas. Apesar do enfoque regional. Minha literatura é, também, uma crítica social, cultural etc. Escrevo para expor minhas idéias, opiniões e emoções transcritas em metáforas...

10 - Luana Karoliny - Pesquisas afirmam que uma grande parte dos brasileiros leem 4 livros por ano, o que um escritor pensa sobre isso?

Marcello – Muito pouco. Precisamos contribuir para aumento nesta estatística. Precisamos incentivar nossos familiares e amigos a lerem. E, através da nossa arte literária, incentivar o MUNDO.


Mais informações (AQUI)

0 comentários:

Postar um comentário