quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Morte de José Adonias

Morreu no último dia 23 (fevereiro, 2014) aos 72 anos, José Adonias Rodrigues, residia em Oiticica, zona rural de Granja/CE. Morava com sua esposa Francisca, a qual debilitada de saúde, não pode socorrê-lo, quando ele teve um ataque cardíaco na noite de sábado. Adonias foi encontrado na manhã seguinte agonizando no quarto.


A morte de José Adonias não renderá capa na Revista Veja; não será matéria no Jornal Nacional, tampouco será documentário da CNN. Adonias não foi presidente, ditador, rei nem jogador de futebol; não escreveu livros; não foi inventor, ator... Não ganhou Nobel. José Adonias Rodrigues foi muleiro (moleiro) e sua vida não será contada nos livros de história


Quando as estradas eram, apenas veredas, ele surgia com seu lote de mulas, levantando poeira na terra batida. Trazia da Serra de tudo um pouco: rapadura, cachaça, coco, utensílio de couro e palha, etc. E levava daqui outros mantimentos: feijão, farinha, milho, etc.


Sua robustez era visível quando carregava ou descarregava suas mulas. Tinha um porte atlético invejável, barba feito, bigode aparado, chapéu country e sempre com sua afiada faca peixeira no cós da calça jeans. No entanto, também era perceptível seu lado cômico e hilário, quando ele narrava as histórias de suas andanças sertão adentro.


As histórias de José Adonias não serão reproduzidas e a vida dele não será tema de filme algum. Não deixou descendentes e em breve pouquíssimas pessoas lembrarão-se dele, não saberão da sua coragem, da sua força ou que fazia... Quem era. Ao ponto chegará a que seu túmulo cinzento nada representará.


Idas e vindas. Chegadas e partidas. A vida, em sua significância, cessará ao riso da morte. Paradoxo? Simetria? ‘Eis do pó e ao pó retornarás’





Marcello Silva. Fazenda Poção - Chaval/CE, 06 de março de 2014.


In memoriam José Adonias Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário