quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Leia na íntegra no Artigo Científico sobre o livro Homo Cactus | por Antônio J. Sales

O pesquisador, professor e escritor Antonio José Sales, de Luis Correia/PI, apresentou, no dia 25 de janeiro (2019), seu trabalho científico no Congresso Nordestino de Educação (CONED) que foi realizado em Parnaíba/PI. O trabalho de Antônio José Sales, tem por base o livro Homo Cactus (Editora Hope, 2018) do escritor chavalense, Marcello Silva.

O artigo em questão ( "Homo Cactus: Uma mostra da resiliência da cultura popular e da literatura oral nordestina") acaba de ser publicado em e-book numa coletânea de trabalhos científico, organizado pelo Prof. Dr. Francisco Ricardo Almeida Amorim. Abaixo, confira:

RESUMO

O presente artigo tem o propósito de analisar a coletânea de contos Homo Cactus. A análise dessa obra literária se desenvolve numa perspectiva de valorização das principais características da cultura popular e dos traços da literatura oral nordestina na concepção da mesma. Primeiramente são apresentadas as características do que seja cultura popular e do que seja literatura oral, tanto numa abordagem ampla como no contexto do regionalismo nordestino. A abordagem das características da cultura popular e literatura oral nordestina são baseadas nos pressupostos teóricos de Câmara Cascudo, entre outros estudos e pesquisas relevantes na área. Na segunda parte são descritas as características mais evidentes da obra que a classificam e a situam dentro da proposta de análise: cultura popular e literatura oral no gene da obra literária Homo Cactus. Esta análise se desenvolve por meio de pesquisa bibliográfica, análise da obra em epígrafe e por meio de entrevista e enquetes com o próprio autor da obra literária.

Confira no link o artigo na íntegra a partir da página 994:


0 comentários:

Postar um comentário