segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

“Salve, salve meus heróis... ”

“Salve, salve meus heróis” eis a frase dum apresentador de um reality show no Brasil se referindo aos participantes confinados numa casa. Heróis? Ter do bom e do melhor patrocinados pelas maiores marcas “brasileiras” é heroísmo? Exibir seus corpos seminus e embriagados á beira de piscinas é algum ato heroico?

Isto é um complemento de uma programação precária e ignorante que a televisão aberta brasileira oferece, com suas novelas previsíveis, quadros de humor agressivos, futebol e reality shows manipuláveis. Mas, é o que vende, é o que dá lucro. Enquanto houver audiência haverá mediocridades como estas.

Heróis? Heróis são os 50 milhões de brasileiros miseráveis que vivem com menos de R$ 80,00 por mês. Herói é quem acorda todo dia ás 4:00 horas da madrugadas para ir trabalhar e no final do mês receber uma “esmola”. Herói é quem leciona numa sala de aula lotada e sem estrutura e tem que aguentar a pressão por resultados. Herói é quem enfrenta o sol de 40° (graus Celsius) para limpar seu roçado ou varrer ruas; é quem sobrevive sob viadutos sem comida e sem agasalho nas noites frias...

Herói é o brasileiro que luta, diariamente, contra seu próprio destino. Isto sim é heroísmo.


Marcello Silva - Chaval/CE, Março 2013 
marcsantosilva@gmail.com
www.facebook.com/marcellochaval

0 comentários:

Postar um comentário